Participam do projeto, adolescentes e jovens com idade a partir dos 14 anos, em situação de vulnerabilidade social e pessoal provenientes de escolas públicas da região e os participantes dos projetos oferecidos pelo CEAFIS.

É estendido aos familiares através da participação ativa em Oficinas de Convivência e do acompanhamento sócio familiar, visando o fortalecimento dos vínculos familiares.

Atualmente é realizado em parceria com o Centro de Integração Escola Empresa (CIEE) no desenvolvimento do Programa Jovem Aprendiz do Governo Federal.

O curso é constituído por atividades teóricas e práticas, organizadas em tarefas correlatas às atividades desenvolvidas nas empresas contratantes, proporcionando a qualificação profissional do jovem. As atividades teóricas serão realizadas na Instituição e atividades práticas que deverão ser realizadas em uma empresa parceira, com carga horária estabelecida, seguindo todas as orientações da Lei de Aprendizagem (Lei nº 10.097/2000). Todos os cursos precisam ser registrados e validados pelo Ministério da Economia.

A metodologia possibilita aos alunos a vivência de situações desafiadoras que levem maior envolvimento, instigando-os a decidir, opinar, debater e construir com autonomia seu desenvolvimento profissional. Esta forma de aprendizagem oportuniza ainda a vivência do trabalho em equipe, o exercício da ética e a responsabilidade social, indispensáveis para o bom desempenho profissional.